Conceito de bebé prematuro

Partindo do principio que a duração normal de uma gravidez é de 37 a  42 semanas, considera-se prematuro ou pré-termo todo o bebé cujo nascimento ocorra antes das 37 semanas de gestação.

Se procurarmos no dicionário veremos que a palavra prematuro tem origem no termo latino praematurus,de prae (antes) + maturus (maduro).

O bebé prematuro nasce com uma "imaturidade" dos seus orgãos e sistemas (respiração, controlo da temperatura, digestão, metabolismo, etc.) o que o torna mais vulnerável ás doenças e mais sensivel aos agentes externos (luz, ruido, etc.).

Estes bebés merecem uma atenção especial e adequada ás suas necessidades, já que embora seja uma "versão pequena" de um bebé de termo o seu processo de amadurecimento biológico ainda não está concluído, e, consoante a idade gestacional em que ocorre o nascimento, vai crescer num local diferente do útero materno; um local com sons, luzes intensas e estímulos sensoriais.

 

Segundo a idade gestacional, o prematuro pode classificar-se em:

  • Prematuro Limite: Aquele que nasce entre as 37 e 38 semanas, regra geral sem grandes complicações.

 

  • Prematuro Moderado: Aquele que nasce entre as 31 e 36 semanas.

 

  • Prematuro Extremo: Aquele que nasce entre as 24 e 30 semanas, os quais se encontram no limite da viabilidade, sobretudo os que têm menos de 27 semanas.

 

Aspectos físicos de um recém-nascido prematuro:


- Pele  fina,  brilhante e rosada, podendo em  alguns casos ver-se claramente as veias como uma rede.

 

- Pele por vezes coberta de penugem fina (lanugo) e pouco cabelo.


- Cabeça grande e desproporcional em relação ao resto do corpo.


- Orelhas finas e moles.


- Músculos fracos e actividade física reduzida (ao contrário de um lactente de termo, um lactente prematuro tende a não elevar os membros superiores e inferiores).


- Reflexos de sucção e deglutição fracos ou inexistentes.


- Respiração irregular.


- Nas meninas os genitais têm  um aspecto algo estranho porque os grandes lábios não cobrem os pequenos lábios.


- Nos meninos é provável que os testículos não tenham ainda descido para o escroto.

 

 

É possivel que um bebé nasça ás 40 semanas com um peso igual ao de um bebé prematuro de 32 semanas; neste caso trata-se de um bebé pequeno para a sua idade gestacional.

 

 

Note que os bebés prematuros não têm todos os mesmos problemas. Há que ter em conta que a gravidade e o aparecimento dos problemas está relacionado com a Idade Gestacional (duração da gestação em semanas).