Carta de um recém-nascido prematuro, internado numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aos pais:

 

Olá!

.

 
"Só me esperavam daqui a algum tempo, mas como sou curioso quis conhecê-los mais cedo…
Ainda não vos posso acompanhar até casa, porque nasci prematuro e muito pequenino, um pouco diferente do que imaginavam, por isso tenho que ficar internado na UCIN (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais), que é um local estranho, com muita tecnologia e cheio de coisas novas, mas fundamental para a minha recuperação.
 

Sou prematuro ou pré-termo, porque nasci antes das 37 semanas de gestação. Passo muito tempo a dormir, porque preciso de guardar energia para crescer.

 

Quando repararem que estou com os olhinhos fechados, a dormir, deixem-me quietinho por favor - é muito importante para poder recuperar.

Quando estiver acordado de olhinhos abertos, aproveitem para brincar comigo. Podem tocar-me ou falar baixinho comigo.

 

Se os profissionais de saúde acharem conveniente podem pegar em mim ao colo, o que será muito bom. Gosto da vossa presença e dos carinhos que me fazem. Nem sempre expresso o meu cansaço através do choro. Chorar cansa muito.

 

Se eu começar a respirar mais rápido, soluçar ou bocejar, é sinal que fiquei cansado. Deixem-me descansar um bocadinho. Os ruídos e as luzes muito fortes, são difíceis de suportar, se diminuírem o barulho e a luminosidade, ficarei mais tranquilo.

 

Nos primeiros tempos de vida, é natural que eu perca peso por isso não se preocupem.

Como sou pequenino tenho que estar na incubadora para me manter quentinho. Tenho uns fios colocados no peito/barriga (eléctrodos) e uma pulseira com uma luz na mão/pé (oxímetro de pulso) para saber se o meu coração bate bem, como está a minha respiração e se recebo oxigénio suficiente. Mas não se assustem com os alarmes pois os profissionais estão sempre atentos.

 

Como os meus pulmões e o meu cérebro podem não estar suficientemente desenvolvidos, posso precisar de ajuda para respirar e ter um tubinho na boca ou no nariz para esse efeito. Posso não estar preparado para comer, e nessa altura serei alimentado por via endovenosa (através das minhas veias).

 

À medida que vou crescendo o meu estômago e o meu intestino vão amadurecendo e posso iniciar o leitinho. Como ainda não tenho muita força e me canso facilmente ou me atrapalho (coordenação entra a sucção e deglutição) tenho uma sonda até ao estômago para me ajudar a alimentar.

Mamã, mesmo não podendo ir à mama, podes e deves tirar o leitinho para me darem através da sonda ou biberão. Nessa altura podes ser tu ou o papá a ajudar-me, assim como podem colaborar no meu banho.

 

Como todos os bebés posso ficar amarelinho (icterícia), se necessário ficarei por baixo de um aparelho cheio de luzes azuis, e com uns óculos especiais que protegem os meus olhinhos (fototerapia).

Gosto quando me tocas, mas como sou muito sensível, por favor não te esqueças de lavar bem as mãos antes de o fazeres.

 

Se tiverem alguma dúvida, alguma coisa que eu me tenha esquecido, é só contactarem os profissionais desta unidade, que gentilmente vos esclarecerão em qualquer momento.

 

O vosso filho:

 

               PREMATURO"

Ser Prematuro®  2007 - 2017                                                                                                                                              O autor agradece  a colaboração de todos os pais