Jesus a

 

 

O Jesus nasceu em Dezembro de 2007 com 28 Semanas de gestação e com 1054 gramas de peso.

 

 

 

 

Jesus d

 

 

 

Após um período de internamento de cerca de 2 meses o Jesus foi para casa.

 

 

 

 

Este é o testemunho da mãe do Jesus:

"Olá!
Jesus cSou a Cristina Raquel da Silva Ferreira, tenho 20 anos, estou casada a dois anos e começo a contar aqui a minha história que  apesar de começar mal acabou bem.
Estive meio ano a tentar engravidar mas depois lá consegui engravidar em Junho de 2007 com o parto previsto para 18 de Março de 2008.

A minha gravidez foi vigiada mas desde cedo começou a correr mal. Com 16 semanas de gestação fui para o hospital com uma hemorragia e a partir dai foi semanas e semanas com febre, gripe, cansaço, dores musculares, falta de sono, etc.
No dia 24 de Dezembro de 2007 passei uma véspera de natal complicada, não tinha apetite de comer e só me davam dores no fundo das costas e na barriga. Fui-me deitar um pouco e depois passou; mal podia imaginar o que ia acontecer no dia 25 de Dezembro de 2007.
Já no dia 25 de Dezembro de 2007 acordei bem disposta, mas passado a hora do almoço continuavam as mesmas dores que tinham tido no dia anterior. Deitei-me mais um pouco para ver se passava. Acordei por volta das sete hora da tarde e qual foi o meu espanto, estava a perder líquidos. Não quis acreditar que o meu filho já queria nascer pois eu só estava com 27 semanas e 6 dias de gestação.
Mas o meu marido pegou logo em mim e fomos de imediato para o hospital, chegando lá fui logo atendida e o internamento foi imediato.Tentaram-me atrasar o parto, deram-me injecções para amadurecer os pulmões do menino.
Quando tudo parecia estar bem no dia 26 de Dezembro ao final tarde chegaram pessoas ao meu quarto (médicos obstetras, neonatologistas, enfermeiros e anestesista), dizendo que tinha cesariana marcada para as 21:30. Não quis acreditar, estava assustada e com medo de perder Jesus bo meu filho, porque eu já estava com uma infecção e o bebe corria o risco de ficar também com a minha infecção.
Eu olhava para as horas, continuava assustada com medo, só chorava e depois chegou a hora e nada, passa mais meia e nada, continua a passar e nada, quando de repente dou com uma auxiliar e enfermeiros a levarem-me para o bloco operatório; eram 23:30.
Quando estava lá dentro dei, com médicos, enfermeiros, muitas luzes e pensei logo vou levar a anestesia e nunca mais vou acordar.
Meu filho nasceu no dia 27 de Dezembro pelas 00:01 com 28 semanas de gestação. Depois acordei bem e agradecia a deus por ter acordado são e salva, tive 12 horas de repouso que não podia fazer nada, mas passado as 12 horas tomei um banho e pus-me logo a caminho para o serviço onde estava o meu filho.
Quando vi o meu filho não queria acreditar, ele era mais pequeno do que imaginava, tinha 1.054 kg e  media 35  cm, estava numa incubadora ligado a varias maquinas, então mais assustada fiquei quando vi aquilo tudo. Mas de repente veio um enfermeira e explicou-me o serviço de neonatologia e qual o significado daqueles aparelhos todos, e o que o  meu filho ia passar.
Depois fui passando lá dias, e dias e sempre tive noticias boas o Jesus meu filho em cada dia estava a evoluir cada vezes mais, dia após dia e eu mais o pai estávamos e ver luz e esperança que ele ia viver para a vida. Fez muitos exames, analises, raios x fez também duas transfusões de sangue varias ecografias etc., mas nos sabíamos que  era tudo para  o bem dele.
Em meados de Fevereiro qual não foi o meu espanto quando entrei no serviço de neonatologia e vi o meu filho num berço; chorei  de alegria e felicidade. Tudo parecia maravilhoso. Depressa alcançou os 2 kg mas, mesmo com o peso ideal para vir embora, não veio  porque ainda não  conseguia respirar sozinho. Os dias iam passando e não havia meio de ele vir para casa. Os enfermeiros diziam que estava quase mas que o quase era o que custava mais.
No dia 27 de Fevereiro de 2008 o meu filho fez varias vacinas mas continuou lá internado, com o oxigénio posto no seu nariz. No dia 28 de Fevereiro fez mais uma vacina, dizendo melhor, a vacina e mais um tratamento para os pulmões dele (Palivizumab).
Comecei a pensar que ele iria embora brevemente, mas só no dia 10 de Março de 2008 e que chego e vejo os monitores desligados, ele sem nada, completamente nada. Nem quis acreditar quando os enfermeiros disseram que o Jesus  tinha alta depois de  ter lá estado 2 meses e 10 dias.
Não tive que ir para já com ele para o hospital. Actualmente tem 3 meses e 11 dias e pesa 4 kg e mede 50.3cm,
Peço a todas as mães e pais que tenham bebes prematuros que tenham fé e que confiem na eficiência dos médicos, enfermeiros e  auxiliares porque tudo irá correr bem, é preciso confiar neles.
Desde já quero Agradecer a equipa toda de Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto do Ave, aos médicos e medicas, enfermeiros e enfermeiras e auxiliares que foram excelentes para connosco e para com o nosso filho.

Ao serviço de Neonatologia 3 Vivas e um Abraço profundo com carinho dos pais do Jesus."

 Jesus 01

jesus_2Jesus com 3 anos 

 Fotografias cedidas pelos pais do Jesus

Ser Prematuro®  2007 - 2017                                                                                                                                              O autor agradece  a colaboração de todos os pais