duarte 1

 

 

 

O Duarte nasceu em Março de 2008 com 33 semanas de gestação e com 1075 gramas de peso.

 

 

 

 

Este é o testemunho do pai do Duarte:

Duarte 2"Tudo começou por uma desconfiança da Obstetra sobre o desenvolvimento do feto, tratava-se de uma segunda gravidez planeada e esperada (o irmão mais velho tem neste momento 12 anos, é uma diferença grande...). A mãe já não conseguiu manter a calma que lhe era pedida até fazero exame, ecografia com fluxometria, no qual se revelou a  confirmação, o bebé não estava a aumentar de peso e provavelmente estaria a entrar em sofrimento!
Foi um choque enorme para todos, eu próprio que consegui aguentar sem quebrar a fragilidade, não foi possível aguentar mais, e foi de urgência para a maternidade JD para fazer uma série de injecções para a maturação pulmonar, isto no dia 28/03. Antes foi a dura situação de comunicar aos familiares mais próximos toda esta situação. Para agravar, era baptizada a nossa sobrinha no dia 29/03; bem nem quero recordar!
No dia 31/03 às 12,05 horas nascia o Duarte Alexandre, com 1.075 kg e 38,5 cm. Como pequenina alegria o bebé não necessitou de assistência pulmonar, o que revelava já uma vontade em viver, à grande...!
Seguiu-se o recobro da mãe e a informação de que o bebé teria que ficar na UCIN da maternidade JD. Foi um grande esforço para reorganizar todo o horário com a presença da mãe na maternidade todos os dias e o nosso outro filho que estava na escola. Com a ajuda dos familiares mais próximos lá conseguimos encontrar um equilíbrio para toda esta situação.
O Duarte esteve nos cuidados intensivos ai umas duas semanas e o mais doloroso foi ter que acompanhar, reaprender, conviver com aDuarte 3 nossa experiência e a dos outros pais que também lutavam pelos filhos. Houve tristezas e muitas alegrias sem  especificar quais! Facto é que fomos acompanhando a evolução do estado clínico e a passagem pelas diferentes fases da UCIN (maternidade JD) que com certeza  todos que estiveram a ler esta nossa história, saberão identificar. O Duarte entra na UCI MJD após o nascimento a 31/03 e sai a 05/05.
Todas as passagens que fomos fazendo, só tenho a valorizar o trabalho com profissionalismos mas, acima de tudo, com muito carinho pelas equipas de enfermagem, que nos esclareceram, acompanharam e confortaram.São de facto eles que merecem todo o nosso agradecimento, claro sem esquecer o corpo médico.
Aos pais que também estavam com os seus e pelos seus acreditavam, o nosso também obrigado pelo apoio e o que nos foram  transmitindo ao longo desta experiência de vida. Hoje o Duarte tem 4 meses, pesa 4.915 kg e mede 56,5 cm, está muito bem, e é o "benjamim", adorado por todos inclusive pelo irmão, que não disputa a atenção mas sim querendo participar em tudo que diga respeito ao mano!
Muita coisa poderia dizer, mas entraríamos no plano sentimental e das emoções.Bem hajam aos pais que acreditam que a vida é acima de tudo o mais importante.

Fernando, M Conceição, André Diogo e Duarte Alexandre.... "

 

Duarte 4

du 1

 

Fotografias cedidas pelos pais do Duarte

Ser Prematuro®  2007 - 2017                                                                                                                                              O autor agradece  a colaboração de todos os pais