clarisof 1

 

 

 

 

 

A Clarisse nasceu em Outubro de 2007 com 25 Semanas de gestação e com 645 gramas de peso.

 

 

 

 

clars2

 

 

 

 

Após um período de internamento de cerca de três meses a Clarisse foi para casa.

 

 

 

Este é o testemunho da mãe da Clarisse:

clarisof3"Olá, sou a Teresa tenho 25 anos e tenho 4 meninas, a minha última filha foi uma prematura de 25 semanas.
Ás 23 semanas comecei com contracções foi-me recomendado descansar, uma tarefa quase impossível com 3 crianças uma delas ainda com 15 meses. Poucos dias depois as dores intensificaram-se e comecei com perda de sangue, fui ao hospital de Setúbal, tive o azar de encontrar um mau medico que achou que estava a exagerar e que fez o diagnostico sem sequer examinar-me. O seu diagnostico era infecção urinaria, não concordei porque como já não é o meu primeiro parto sabia muito bem que estava em trabalho de parto. Disse-lhe que não era infecção nenhuma e que queria ser examinada, ele respondeu-me em tom de pergunta mas quem era afinal o médico se era ele ou eu, eu

respondi-lhe que era ele mas que eu sabia que ela ia nascer, ele medicou-me e mandou para casa. É claro que não fui, mas ali também não ia ficar pois também é um hospital que não tem grandes condições para ter um bebé tão prematuro, fui para a MAC. O atendimento lá foi do melhor, não duvidaram das minhas queixas e examinaram-me.

Conclusão, 4 dedos de dilatação e o saco saia pra fora da abertura formando um balão que com a pressão de ter andado em pé acabou porclarisof4 rebentar.
Estive uma semana completa internada em repouso absoluto, tomei os comprimidos para evitar as contracções e para  evitar as infecções e levei  as injecções para amadurecer os pulmões da Clarisse.
Nasceu no dia 8 de Outubro de 2007 com 645 gramas, no dia em que fez 25 semanas. Na altura em que  nasceu eu tinha uma infecção de streptococus que passou para ela, fez 4 transfusões de sangue, teve 2 sepsis, teve de fechar o canal arterial porque o sangue se acumulava nos pulmões e estava a provocar insuficiência renal, teve anemia, teve uma hemorragia no cérebro grau 2. Por ter retinopatia da prematuridade fez 2 vezes lazer. Os médicos disseram que o lazer não estava a fazer efeito e que teria de levar uma injecção na córnea que era ainda muito pouco usada em Portugal e que teria de assinar um termo de responsabilidade. No dia que era para levar a injecção,

surpreendeu-nos com a melhoria da visão e por isso não a levou. Fez 3 testes do pezinho porque acusava défice de Carnitina, o ultimo veio normal.
Saiu no dia 30 de Dezembro com 1950g a uma semana de fazer 3 meses. Veio passar a passagem de ano com a família. Mas depois disso já teve 2 paragens respiratórias devido a uma bronquiolite, foi internada no dia 17 Janeiro e saiu dia 21 de Janeiro ainda doente mas porque já não fazia apneias mandaram para casa, voltou a piorar e entrou dia 8 de Fevereiro novamente por paragem respiratória saiu dia 18, neste momento está melhor mas ainda não totalmente recuperada, faz fisioterapia para descongestionar o pulmão que ficou entupido de secreções.Actualmente tem 1 mês e 3 dias de idade corrigida e 4 meses e 20 dias de nascida, tem 2880 gramas.
Este não é o final da sua  história  mas sim  o principio da história de um a lutadora chamada Clarisse Sofia que quis juntar-se a este clube de apressadinhos. Para finalizar o meu testemunho quero deixar o meu agradecimento a toda a equipa da MAC. Aos enfermeiros que eram de um carinho e dedicação extremo para com a Clarisse e também para comigo, muitas das vezes facilitando a minha visita á Clarisse que por vezes tinha de levar as minhas outras filhas comigo fora da visita dos irmãos porque não tinha onde deixar, por nunca terem desistido de lutar por ela, tendo sempre uma palavra de apoio e carinho. Aos médicos que desde o primeiro momento me ajudaram e acreditaram em mim ajudando-me a que ela nascesse nas melhores condições. Também ás auxiliares que me apoiavam com as suas palavras de conforto e muitas das vezes me faziam rir nos momentos mais difíceis.


O meu muito obrigado."


clarissof_09


A Clarisse a crescer
 

"Vai fazer no dia 8 de Outubro um ano que a minha pequena formiguinha nasceu.
Foi um ano de algumas dificuldades que a minha pequena guerreira venceu. Hoje é uma bebé quase normal, com poucas sequelas da prematuridade. Sequelas essas de pouca gravidade.
Continua a ser seguida em oftomologia, devido a ter tido retinopatia grau 3 e apesar de ter feito 2 cirurgias a laser está a desenvolver estrabismo. Faz regularmente ecos pra vigiar os tamanhos dos ventriculos q são assimetricos, mas segundo o medico é pouca a diferença, é vigiada  pra ver se crescem dentro dos mesmos parametros. Como vem não foram grandes as sequelas, até tem um optimo desenvolvimento fisico e intelectual até agora.Já gatinha desde os 10 meses de idade real 7 de corrigida. Agora também vai já se aventurando a andar agarrada ás coisas cá em casa. Adora tar na brincadeira com as 3 manas, principalmente com a minha outra bebé que tem diferença dela de 16 meses. Foi um ano de muitos sustos mas de imensas alegrias, sinto-me muito agradecida por a ter aqui comigo, é uma imensa felicidade a ver crescer assim.
E estas foram as novidades da Sissi, é como a chamamos cá em casa".

 Bjs

Pelos pais da Clarisse em Setembro de 2008

 

 clarrissof_6

A Clarisse com um ano com a irmã

 

Fotografias cedidas pelos pais da Clarisse