SMAM 2012 - 1 a 6 de Outubro de 2012

A Direcção Geral de Saúde (DGS) em sintonia com a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012 entre 1 e 6 de Outubro de 2012, comemorando o 20º aniversário em que a WABA lançou a primeira campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o lema "Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés" e o 10º ano de estratégia com a OMS/UNICEF e FAO.

As comemorações da SMAM de 2012 têm como slogan "Compreender o Passado - Planear o Futuro: Celebrar 10 anos da estratégia global da OMS/UNICEF para a alimentação de Bebés e Crianças".

 

smam2012

 

Os objetivos consistem em:

  • Relembrar o que aconteceu nos últimos 20 anos;

  • Celebrar os sucessos e realizações;

  • Avaliar o nível de implementação da Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas;

  • Requerer ações que ajudem a colmatar as lacunas que ainda existem entre a política e os programas de aleitamento materno/ alimentação de lactentes e crianças pequenas;

  • Chamar a atenção pública para o estado da política e dos programas existentes de aleitamento materno e alimentação de lactentes e crianças pequenas;

  • Mostrar todas as iniciativas nacionais, a um nível global.

 

A iniciativa de promover a semana do aleitamento materno pertence à Aliança Mundial para o Aleitamento Materno, com o objetivo de chamar a atenção para esta questão. Comemorada inicialmente apenas na primeira semana de Agosto, a expansão da iniciativa pelo continente europeu implicou a sua estratégica deslocação para o mês de outubro, mais consonante com uma dinamização alargada dos eventos.

 

Anualmente e em sintonia com as orientações emanadas pela Organização Mundial da Saúde, a WABA divulga um tema cientificamente fundamentado, considerado prioritário na agenda internacional, e cria um logótipo e um slogan que são propostos como base para as ações a desenvolver nos diferentes países.