clarisse_1

 

A Clarisse nasceu em Junho de 2007 com 29 semanas de gestação e com 1185 gramas de peso.

 

 

Após um periodo de internamento de cerca de 6 semanas a Clarisse foi para casa.


 

Este é o testemunho da mãe da Clarisse:

clarisse_2"A Clarisse nasceu com 29 semanas, 1185gr e 37,5 cm. Esta foi a minha primeira gravidez, foi bastante desejada e devidamente acompanhada por uma ginecologista/obstetra. Tudo estava a correr bem e nada faria prever que com 29 semanas e 4 dias iria entrar em trabalho de parto, tendo chegado ao hospital já com 8 cm de dilatação. Fui de imediato para o bloco de partos e submetida a uma cesariana.


Quando acordei no recobro, tive que enfrentar o facto de que nada daquilo tinha sido um sonho e que realmente a bebé tinha nascido 10 semanas antes do previsto.
Logo que me transferiram para a enfermaria uma pediatra da UCIN explicou-me tudo o que tinha acontecido e tentou pôr-me a par do verdadeiro estado do bebé.
O maior choque aconteceu quando pude ver a Clarisse pela primeira vez. Nunca irei esquecer aquela imagem. Era pequenina e magrinha, com um aspecto extremamente frágil.
Como é óbvio, teve de ir para a incubadora e tinha imensos fios e máquinas ligadas a si, o que me assustou imenso. Enquanto olhava para a minha pequenina só pensava no que teria eu feito de errado para provocar um nascimento tão prematuro.
Este primeiro momento com a Clarisse não foi, de todo, o que eu tinha imaginado durante a gravidez. Não foi o “momento mais feliz daclarisse_3 minha vida”, como muitas mães mo descreviam, foi um momento de alguma tristeza, inconformismo e, sobretudo muitas lágrimas.

Durante os dias em que estive internada na Obstetrícia foram muitos o momentos em que era invadida por uma tristeza profunda.Devo confessar que sentia uma tristeza enorme cada vez que olhava para o berço vazio no lado da minha cama.
Com o passar dos dias, fui-me conformando com a situação e compreendendo que afinal todos aqueles fios e máquinas não eram assim tão assustadores e depois de algumas semanas os alarmes sonoros dos monitores, que disparavam vezes sem conta durante o dia, já não me assustavam. Aos poucos foi começando a conhecer a rotina da UCIN e a participar nela.
A Clarisse esteve internada durante 41 dias, tendo tido sempre uma evolução muito positiva. Actualmente já pesa 2,5Kg e mede 46,5cm.
Durante todo este tempo foram muitas as aprendizagens que fiz naquela unidade. Foram muitos os momentos de tristeza mas, sobretudo, de alegria que compartilhei com as outras mães e todo o pessoal.
clarisse_4

De facto o nascimento da Clarisse não correu como eu sonhei e planei, mas também não devo dizer que foi uma má  experiência. Todos os dias agradeço a Deus o facto de ter corrido bem apesar das circunstâncias. Agradeço também a toda a equipa da UCIN (médicos, enfermeiros e auxiliares) por todos os esforços que fizeram pela Clarisse, por todo o carinho que lhe deram, pela atenção e apoio que me prestaram e por tudo que me ensinaram. Não posso no entanto esquecer de agradecer a outras mães lá se encontravam (muito especialmente à mãe do Diogo e à mãe do Eduardo) e, que foram uma ajuda inestimável, “dando-me a mão” no momento em que mais precisei.

Com todos eles partilhei momentos que jamais esquecerei e, sei que ali, a Clarisse e eu deixámos amigos."

 

clarisse_5

  A Clarisse com 4 meses e com 4675gr de peso e 55cm de comprimento

 

clarisse_natalA Clarisse no Natal de 2007

 

clarisse_vero 2008a

 

clarisse_vero 2008b

Verão de 2008

                                                                                           Fotografias cedidas pelos pais da Clarisse