ruca 1

 

 

 

 

O Ruca nasceu em Outubro de 2007 com 24 Semanas de gestação e com 763 gramas de peso

 

 

 

 

ruca 4

 

 

 

Após um período de internamento de cerca de 3 meses o Ruca foi para casa

 

 

 

         
.

 

Este é o testemunho da mãe do Ruca:

ruca 2"O meu filho nasceu com 24 semanas mais 6 dias com 763 gramas, depois duma gravidez de alto risco e uma operação com 12 semanas de gestação devido ao facto de ter tido uma colecistite aguda. Ultrapassámos os dois a cirurgia mas mais obstáculos iriam surgir. Tinha o saco descolado, com 8 cm de descolamento e mais uma vez repouso absoluto. Uma noite já o saco estava colado começo a sentir contracções de 5 em 5 minutos, nem queria acreditar! Fui para as urgências do hospital e sabia perfeitamente que era difícil o meu filho sobreviver. Tentaram atrasar o parto sem nenhuma certeza, e lá parei de ter contracções.

Fiquei internada e com o colo muito curto e permeável e mais uma vez tinha de ficar de repouso absoluto, sem sequer me poder mexer até pelo menos às 30 semanas, na melhor das hipóteses. Conseguíram concluir o ciclo da metabetazona para a maturidade pulmonar do meu bebé e isso foiruca 3 duma importância extrema. Aguentei 4 dias apenas, o meu filho nasceu e sua luta começava aqui.
Houve dias que julguei não aguentar, mas olhava para ele e ele mostrava-me a sua enorme força. As sequelas poderiam  ser muitas, cada dia é um dia, é o lema duma UCIN (Intensivos Neonatais). Esteve  ligado ao ventilador durante cerca de 2  meses e teve  alta ao final de 3 com 2.335Kg. Levou duas transfusões de sangue e teve duas infecções.
Quando passou para os intermédios (UCI) foi para nós pais um dia de imensa alegria onde permaneceu durante algum  tempo ainda na incubadora, mas já o podíamos vestir e dar banho e já parecia um bebé, mas para mim sempre foi o meu bebé, que amo incondicionalmente."

ruca 5

 

Depois do regresso a casa a 31 de Dezembro de 2007 e um período em que esteve sem grandes complicações, adoeceu com o vírus sincicial respiratório. Vamos ao hospital durante a noite de 7 de Fevereiro de 2008, pois já se encontrava bastante cianosado. Fizeram a oximetria e não estavam a ser detectadas as saturações correctamente, pois era complicado no pezinho dele o oximetro captar os valores. Mesmo assim a médica estagiária assistente optou por não fazer RX e mandá-lo para casa sem internamento. Na mesma madrugada faz uma paragem cardio-respiratória. Foi assistido pelo pai e chamado o INEM para assistência onde segue para o hospital e fica internado com prognóstico reservado. Na UCIP, (Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos) contrai uma bactéria multi-resistente (Estafilococos Aureus) A situação agravou-se, teve pneumonia bilateral e sequelas pulmonares. Poderia ficar para toda a vida entubado, fazer traquestomia ou não sobreviver. Foi um mês muito difícil, onde permaneceu quase sempre ruc_bsedado e fez mais duas paragens respiratórias com reanimação. Tentam a primeira desintubação sem sucesso e conseguem na segunda. Tem alta, fica com sequelas nos pulmões e com medicação (corticóides) diários durante praticamente 1 ano.

 

Hoje com 15 meses de idade corrigida, deixou finalmente a medicação, a parte afectada dos pulmões está a compensar a outra.
Já está quase a andar, é um menino esperto, já fala bastante e faz as suas traquinices!

 

 

 

ruc_a

 ruca_natal09

 

Fotografias cedidas pelos pais do Ruca