rod_1 320x200

fran_1 320x200

 

 

A Francisca (à esquerda) e o Rodrigo (à direita) nasceram em Novembro de 2009 com 32 Semanas de gestação e com 1796 e 1280 gramas de peso, respectivamente.

 

 
Este é o testemunho dos pais da Francisca e do Rodrigo:
rod_2 320x200Como em todas as histórias começam "era uma vez" esta não é excepção:
Era uma vez um casal, que desejavam a já algum tempo ter um filho, foi então que depois de várias tentativas conseguiram que a mulher engravidasse, foi uma emoção enorme saber que estavam a espera de um filho; foi a melhor coisa que alguma vez poderiam ter sentido.
Começaram as idas ao médico para ter um bom acompanhamento, pois isso é a chave de muitas gravidezes, e a mulher ia sempre acompanhada com o marido pois é muito importante.
Ai numa ida ao médico o doutor disse: você está grávida sim senhor mas tenho outra notícia para vocês:
Ficaram preocupados, pois pensaram logo no pior.
Medico: não é um são dois.
Os pais: dois?
Medico: sim, gémeos.
Nunca tal coisa lhes tinham passado pela cabeça mas ficaram muito contentes, claro, mas era difícil de acreditar que deus lhes tinha enviado +1 pela espera que tinham tido.
Mas logo no começo da gravidez foi idas consecutivas as urgências, repouso absoluto desde os 3/4 mesesfran_2 320x200 pois poderiam perde-los e era uma gravidez considerada de alto risco e isso era tudo o que não desejavam era perde-losFoi muito difícil até ao fim, mas as decisões tomadas pelo ginecologista deles(Doutor Pedro Vieira de Castro), foi como já tinha referido a chave para que tudo tivesse um fim diferente, pois á decisões que se tomam no momento e altura exacta, mudam o rumo das coisas.
Tiveram que nascer prematuras, ou seja muito antes do tempo previsto do nascimento, foi com 32 semanas e 5 dias, em 12 de novembro de 2009.
O médico desde o inicio disse que eram duas meninas e até ao fim da gravidez sempre pensaram nisso, mesmo com muitas ecografias nada previa o que viria acontecer.
Pensaram então que uma seria a Francisca e a outra a Sofia mas no dia do parto de cesariana o pai logo que soube que tinham nascido foi a correr para a Neonatologia para as ver pois estava eufórico.
Já na Neo andavam desde doutores a enfermeiros e auxiliares á procura do pai do casal de gémeos, mas ele lá a espera de ver as suas duas meninas, disse sempre que não era ele o pai do casal mas sim de duas meninas,  ao que passado cerca de 30 minutos +/- uma doutora lhe veio dar a noticia que era um rapaz e uma rapariga, ao que o pai ficou feliz, pois só queria que estivessem bem perguntou como seria possível, depois de tanta ecografia sair um rapaz, isto mostra que ninguém consegue controlar a natureza, a doutora disse o rapaz pesa 1.280kg e a menina 1.796kg, mas estavam bem.
O pai queria muito vê-los mas teve que esperar algum tempo para que os profissionais os pusessem aconchegados nas suas caminhas novas(incubadoras).
Foi ai nesse período de espera que se pôs a ler um quadro que lá tinha com varias frases e vários testemunhos de prematuros desde 500 gramas a 800 gramas, o que lhe deu uma certa força para enfrentar o que era aquele mundo lá dentro.
O rapaz ficou a chamar-se Rodrigo Daniel e a rapariga Francisca Sofia, passaram um mês e uns dias na Neonatologia de Guimarães, aonde foram extremamente bem tratados pois são pessoas maravilhosas que lá trabalham. Foram elas que deram força para os pais ultrapassar tudo o que viviam, dia a dia, foram sem qualquer sombra de duvida a primeira família para os filhos deste casal, pois cada dia foi uma vitoria e aprendemos muito com os profissionais que lá trabalham.
Hoje estamos em casa e muito bem, eu (Rodrigo) já peso 5kg estou quase com o mesmo peso da minha irmã,já lá vai o tempo em que era muito pequenino, e a minha mana pesa 5.200kg, mas está bem mais crescida. Os nossos pais são preocupados demais, mas nós não nos importamos pois é para o nosso bem.
O meu pai fez um vídeo muito fixe, e ofereceu-o á neonatologia, como forma de agradecimento.


Agradeço a todos mais uma vez (Neonatologia de Guimarães), tudo o que fizeram por este casal.

Autoria:      Assinado: o pai - Daniel Pereira       Assinado: a mãe - Liliana Rodrigues

 

rod_fran 640x480

fran_a rod_a
 
Fotografias cedidas pelos pais da Francisca e do Rodrigo